Dead Neanderthals e Orthodox em Janeiro no Porto

O free-jazz extremo dos Dead Neanderthals acompanha o regresso dos Orthodox a Portugal.

 
O 2015 da Amplificasom começa já no próximo dia 29 de Janeiro, data em que a recém inaugurada CAVE 45 (na Rua das Oliveiras, Porto) receberá a estreia em Portugal dos Dead Neanderthals e também o regresso dos Orthodox.
 
Inline image 1

 

Os Dead Neanderthals são ainda uma pérola escondida – mas, acreditamos, não por muito tempo. Ampliando a linguagem do free jazz até aos territórios extremos do grindcore, do metal e do noise, podemos olhá-los como uns Borbetomagus dos nossos dias – e o slogan ‘FUCK conventions and FUCK expectations’ outrora patente no seu website confirma-o. Tal como em Prime, o último disco, o duo holandês será acompanhado neste concerto pelo saxofonista britânico Colin Webster.

 

Quase como um pugilista que pratica os uppercuts em frente ao espelho, os Orthodox jogam contra o nome que ostentam. Essa negação da ortodoxia faz-se pela subversão dos cânones do doom metal – estilo a que os espanhóis injectam experimentos de jazz e de drone, e ainda usando ferramentas atípicas como os instrumentos de sopro ou a sua própria língua mãe. A evolução e metamorfose permanentes da banda têm-se reflectido também na sua formação: já foram um trio, já os vimos como quarteto, e  são agora um duo de baixo/voz e bateria. Depois da estreia no Porto, em 2008, e da dose dupla em 2011 – para a primeira parte de Scott Kelly e, meses mais tarde, para o primeiro Amplifest – os Orthodox regressam para o primeiro evento Amplificasom de 2015. 

 

Os bilhetes estarão disponíveis à porta do concerto, pelo preço de 5€. As portas da Cave 45 têm abertura marcada para as 21h00 e o concerto dos Orthodox terá início às 21h30; os Dead Neanderthals fecharão a noite.

 

O prazo para a solicitação de credenciais de imprensa termina no dia 27 de Janeiro.

 

Qualquer esclarecimento adicional: press@amplificasom.com.

Angelo Carvalho

Events/ Booking:
16/01 HHY & The Macumbas – Salão Brazil, Coimbra
17/03 HHY & The Macumbas – Musicbox, Lisboa
21/01 HHY & The Macumbas – Maus Hábitos, Porto
08/02 Process of Guilt – Burning Light Fest, Lisboa
11/03 Enablers – TBA, Vila Real
12/03 Enablers – Musicbox, Lisboa
16/04 Russian Circles + Helms Alee – RCA Club, Lisboa